Encontro com o Psicodrama

Mário Freire
Doutorando em Ciências da Informação
Mestre em Educação e Desenvolvimento Humano
Psicoterapeuta e Psicodramatista Didata Supervisor
Consultor em Desenvolvimento Gerencial e Organizacional
Diretor da Pegasus Desenvolvimento e Consultoria Ltda.


“A vida é a arte do encontro, embora haja tantos desencontros…”
Vinícius de Moraes

A metodologia sociopsicodramática tem como foco central possibilitar o encontro do ser humano consigo mesmo, com o outro e com o mundo.

A proposta de Jacob Levy Moreno (1889–1974) — médico, psicólogo, filósofo, poeta e dramaturgo, criador do Psicodrama e pioneiro no estudo da terapia de grupo — nos convida a assumir, junto com outros, o papel de autores das nossas próprias vidas. Assim, tornamo-nos cocriadores, em parceria com o Criador, de um universo em contínua evolução.

O Psicodrama — do grego psyche (alma, espírito, inspiração) e drama (ação, realização) — é um processo de intervenção que, por meio da ação, possibilita a concretização de sonhos, ideais e propósitos, além da superação de traumas, bloqueios e limitações.

Por meio da dramatização espontânea dos diversos papéis e de suas interações, o Psicodrama promove experiências de transformação. Ele cria alternativas para a assimilação de conceitos, a revisão de posturas e a ressignificação de histórias vividas, além de favorecer a projeção de comportamentos desejados e o enfrentamento produtivo dos entraves evolutivos — seja no contexto pessoal, profissional, educacional ou social.

A proposta pedagógica do Psicodrama insere os sujeitos do processo educacional — alunos, professores, escola, família, governo e sociedade — em uma rede interativa de ensino-aprendizagem, na qual todos participam ativamente. Esse movimento favorece aprendizagens significativas, conectadas à vida real, e amplia a capacidade de transformar a realidade a partir do potencial de cada indivíduo e de suas conexões com o coletivo e com o ambiente em que está inserido.

Nas organizações, a medição sociométrica promove as interligações necessárias à formação de equipes capazes de gerar processos produtivos que conduzem a resultados sustentáveis. A dinâmica dos papéis entre líder e liderado possibilita a criação de um ambiente espontâneo, favorável à superação de obstáculos e à otimização do sucesso, evitando a acomodação que compromete a sobrevivência e a evolução organizacional.

Ao mapear, acompanhar e estimular a criação de novos cenários, o Psicodrama prepara os integrantes das redes de poder para adotarem ações proativas diante do inesperado.

No campo terapêutico, o Psicodrama permite, por meio da vivência experimental e espontânea de papéis e circunstâncias, trazer para o aqui e agora aquilo que precisa ser superado, desbloqueado, potencializado ou recriado — tanto para indivíduos quanto para grupos.

Assim, seguir em frente não é exatamente uma escolha, pois já escolhemos existir. O que precisa ser nosso foco, a cada instante, é como estamos, para onde vamos e o que deixaremos. Esse processo acontece por meio dos encontros que precisamos buscar, promover, insistir e aproveitar.

O Psicodrama nos convoca a sonhar mais. E, nessa recriação contínua, a encontrar o prazer de “viver espontaneamente bem” todas as situações e momentos — com os que estão próximos, com os que influenciam e são influenciados à média e longa distância e até mesmo com aqueles que acreditamos não nos afetar, mas que, ainda assim, fazem parte da mesma rede de relações.

O encontro psicodramático é um exercício de vida espontânea. Moreno nos provoca, por meio de seu poema Divisa (publicado em Viena, em 1914), a uma profunda conexão télica com o universo através do encontro com o outro — sem o qual, sequer existiríamos.

“… Um encontro de dois:
Olhos nos olhos, face a face.
E quando estiveres perto,
arrancar-te-ei os olhos
e colocá-los-ei no lugar dos meus;

E arrancarei meus olhos
para colocá-los no lugar dos teus;

Então ver-te-ei com os teus olhos
e tu ver-me-ás com os meus…”

J. L. Moreno

Picture of ADMPegasus
ADMPegasus

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Etiam eget ligula eu lectus lobortis condimentum. Aliquam nonummy auctor massa. Pellentesque habitant morbi tristique senectus et netus et malesuada fames ac turpis egestas. Nulla at risus. Quisque purus magna, auctor et, sagittis ac, posuere eu, lectus. Nam mattis

Artigos relacionados

Pessoa observando novos caminhos no topo de uma montanha, simbolizando conquistar muito mais.
Artigos

Conquistando Muito Mais…

Mário FreireDoutorando em Ciências da InformaçãoMestre em Educação e Desenvolvimento Humano, PsicoterapeutaConsultor em Desenvolvimento Gerencial